ESTATURA RELEVANTE - DIAGNÓSTICO DE DEFICIT DE GH DEVE SER PRECOCE

GORDURA VISCERAL

11 de agosto de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: HIPOTIREOIDISMO RELEVANTE; SE VOCE ESTA PREOCUPADA COM SUA PELE SECA,

DESCAMATIVA OU FINA DEMAIS, FRIA, PÁLIDA, POR DIMINUIÇÃO DO FLUXO SANGUÍNEO E ANEMIA, PELE SECA POR DIMINUIÇÃO DE FUNCIONAMENTO DAS GLÂNDULAS SEBÁCEAS, SUDORÍPARAS (TRANSPIRAÇÃO DIMINUÍDA), PALMA DA MÃO AMARELADA DEVIDO AO DEPÓSITO DE CAROTENO QUE É MENOS CONVERTIDO EM VITAMINA A NO HIPOTIREOIDISMO RELEVANTE, CABELOS SECOS E QUEBRADIÇOS E UNHAS FINAS E QUEBRADIÇAS.

PODE HAVER PERDA DE CABELO DE ATÉ 50 % DOS PACIENTES. EM ALGUNS CASOS MACROGLOSSIA (LÍNGUA GROSSA), MADAROSE QUE É O TERMO MÉDICO PARA A PERDA DE CÍLIOS OU DA SOMBRANCELHA TAMBÉM CHAMADA DE ALOPÉCIA DOS CÍLIOS. INFELIZMENTE NÃO SÃO SÓ ESTES FATORES QUE SE APRESENTAM NO HIPOTIREOIDISMO RELEVANTE. DISTÚRBIOS DO SISTEMA CARDIO – RESPIRATÓRIO, DISTÚRBIO DE CRESCIMENTO DE ESTATURA E DESENVOLVIMENTO, DISTÚRBIOS NO METABOLISMO E DE NUTRIENTES, HIPOTIREOIDISMO RELEVANTE DURANTE A GRAVIDEZ, DISTÚRBIOS NO SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO E MUITO MAIS. SE APRESENTAR UM DESSES SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO RELEVANTE, PROCURE UM ENDOCRINOLOGISTA IMEDIATAMENTE PARA DESCARTAR HIPOTIREOIDISMO RELEVANTE.

Estes sintomas não são todos os que você perceberá no caso de hipotireoidismo relevante, independente do sexo, idade, desde a fase neo natal. As manifestações no sistema orgânico humano, podem variar de acordo com a causa etiológica (de onde vem os problemas), duração e relevância do hipotireoidismo. Ocorre invariavelmente, diminuição da atividade física e mental e de várias outras funções orgânicas. Entretanto, os achados clínicos são bastante variáveis entre os doentes e ocorrem com mais frequência em fumantes e alguns desses achados são menos comuns na população de idosos com hipotireoidismo relevante. O hipotireoidismo relevante causa diminuição nos gastos energéticos elementares (basal), com menor consumo de oxigênio e menos utilização das funções básicas (substratos).
Há intolerância ao frio, diminuição do apetite e o aumento significativo do peso corporal chega a aumentar mais de 10%, por ganho na gordura corporal e na quantidade retida de água no organismo, é como se o paciente vivesse em “slow motion”. Apesar da absorção intestinal de glicose, a glicemia e o metabolismo da glicose em teoria são normais, pois o organismo está lento e a necessidade energética é menor com absorção aumentada mais que o necessário com grande estrago metabólico. Tanto a síntese quanto a degradação de proteinas estão diminuídas, contribuindo para a deficiência de crescimento estatural (altura e demais desenvolvimentos, inclusive do sistema nervoso central), encontrado no hipotireoidismo relevante. O colesterol total encontra-se aumentado na maior parte dos pacientes com hipotireoidismo, assim como o LDL – colesterol e a apoproteína B (Apoproteína é a parte protêica que compõe uma proteína conjugada (ex. uma lipoproteína).
É classificada em dois tipos principais: Apoproteína-A e Apoproteína-B. A Apo-A está associada ao Colesterol-HDL, facilitando o transporte de colesterol do plasma para os tecidos (bom colesterol). Já a Apo-B é constituinte do Colesterol-LDL e é a responsável pela ligação destes aos receptores celulares, podendo levar a acumulação nas artérias e entupimento das mesmas (aterosclerose) e trombose venosa. Portanto, preste muita atenção no que pode ocorrer com um paciente, que não toma ação preventiva e não corrige os problemas de hipotireoidismo relevantes ou não.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. As manifestações no sistema orgânico humano, podem variar de acordo com a causa etiológica (de onde vem os problemas), duração e relevância do hipotireoidismo. Ocorre invariavelmente, diminuição da atividade física e mental e de várias outras funções orgânicas...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

2. . O hipotireoidismo relevante causa diminuição nos gastos energéticos elementares (basal), com menor consumo de oxigênio e menos utilização das funções básicas (substratos). Há intolerância ao frio, diminuição do apetite e o aumento significativo do peso corporal...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

3. O colesterol total encontra-se aumentado na maior parte dos pacientes com hipotireoidismo, assim como o LDL – colesterol e a apoproteína B (Apoproteínas é a parte proteica que compõe uma proteína conjugada (ex. uma lipoproteína)...
http://aterosclerose.blogspot.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
PROF. DR. JOÃO SANTOS CAIO JR ET DRA HENRIQUETA V. CAIO, 25 JULHO 2011, São Paulo - Brasil, Robert H. Willians, MD , Sidney H. Ingbar - MD, Kenneth A.Woeber Chefe prof. Dr. Univercidade do Texas, chief of Division of Endocrinology and Metabolism, Universidade of Texas Health Science Center, San Antonio, Arq Bras Endocrinol Metab 2002;46/2:150-154, Foley T, Malvaulx P, Blizzard R. Thyroid disease. In : Kappy MS, Blizzard RM,Migeon CJ, editors. The diagnosis and treatment of endocrine disorders in childhood and adolescence. 4th ed. Springfield: Charles C. Thomas Publisher; 1994.p.457-533 , Foley TPJr. Disorders of the thyroid in children. In: Sperling MA, editor. Pediatric endocrinology. 1st ed. Philadelphia: Saunders; 1996.p.171-94, Skalar CA, Qasi R, David R. Juvenile autoimmune thyroiditis. Am J Dis Child 1986;140:877-80 , LaFranchi S. Thyroiditis and acquired hypothyroidism. Pediatr Ann 1992;21:29-39, LaFranchi S. Recent developments in pediatric thyroidology. Thyr Today 1998;21:1-13. , LaFranchi S. Thyroid autoimmune disease. Curr Rev Pediatr Endocrinol 1995;27-37, Rallison ML, Dobyns BM, Eating FR, Rall JE, Tyler FH. Occurrence and natural history of chronic lymphocitic thyroiditis in childhood. J Pediatr 1975;86:675-82 , Brix TH, Kyvik KO, Hegedüs L. A population-based study of chronic autoimmune hypothyroidism in Danish twins.J Clin Endocrinol Metab 2000;85:536-9, Hunter I, Greene AS, MacDonald TM, Morris AD. Prevalence and aetiology of hypothyroidism in the young. Arch Dis Child 2000;83:207-10.











Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz