ESTATURA RELEVANTE - DIAGNÓSTICO DE DEFICIT DE GH DEVE SER PRECOCE

GORDURA VISCERAL

7 de agosto de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: HIPOTIREOIDISMO RELEVANTE; ALÉM DO EXCESSO E DA FALTA DE HORMÔNIOS, HÁ TAMBÉM OS NÓDULOS QUE, EM ATÉ 95% DOS CASOS, SÃO BENIGNOS.


SUA FORMAÇÃO ESTÁ RELACIONADA À ANATOMIA DA GLÂNDULA, QUE É RUGOSA E COBERTA POR FOLÍCULOS ONDE SÃO ESTOCADOS OS HORMÔNIOS, NA FORMA DE UM LÍQUIDO ESPESSO COLOIDAL, OS HORMÔNIOS RELEVANTES SÃO LEVOTIROXINA OU TETRAIODOTIRONINA –T4, TRIIODOTIRONINA OU T3, SEM OS QUAIS NÃO É POSSÍVEL SOBREVIVER, A MENOS QUE OCORRA A REPOSIÇÃO, A TIREÓIDE É TÃO IMPORTANTE E RELEVANTE, QUE NÃO EXISTE VIDA SEM ELA.

O hipotireoidismo relevante é a doença, que mesmo subclínica, no limite de suas funções, compromete o bem estar das pessoas que sofrem deste problema. Se considerarmos os dados da OMS – Organização da Saúde, órgão da ONU que administra a saúde mundial relevante, sendo que aproximadamente 20 % da população do planeta, apresentam algum problema relacionado com o hipotireoidismo, e infelizmente 80 % dos casos estão presentes em mulheres, mas também acomete crianças e idosos de maneira muito frequente. No caso das crianças recém-nascidas através do teste do pesinho se detecta precocemente os problemas que eventualmente podem acometer os neonatos. Hipotiroidismo ou hipotireoidismo relevante é a deficiência dos hormônios produzidos pela glândula tireóide; a triiodotironina (T3) e a tiroxina ou levotiroxina (T4). Essa condição provoca fadiga, sonolência, lentidão muscular, aumento do peso corporal, levando ao sobrepeso, obesidade, obesidade visceral, intra - abdominal diminuição da frequência cardíaca e mixedema, que é um tipo de inchaço que se desenvolve no corpo inteiro, e além desses problemas, podem ocorrer na deficiência de triiodotironina T3 e da tiroxina-T4 ou levotiroxina, hormônios que são essenciais porque interferem em vários controles do organismo, como os batimentos cardíacos, a temperatura, o metabolismo (conjunto de mecanismos químicos necessários ao organismo) que pode ficar mais rápido ou lento, e os movimentos intestinais. Por isso, quando estão em falta ou em excesso, o corpo todo imediatamente entra em colapso. Há várias causas distintas para o hipotireoidismo relevante, sendo que a mais comum é a inflamação da glândula tireóide, que danifica as células. A tireoidite de Hashimoto também é uma causa importante. Outra causa comum é a terapia com radiação na região do pescoço para tratar diversos tipos de câncer, que pode danificar a glândula. A deficiência de iodo na dieta também pode causar hipotireoidismo relevante, porém sua prevalência tem diminuído em todo o mundo devido aos programas governamentais de adição de iodo à alimentação (especialmente ao sal de cozinha), entretanto recente pesquisa tem considerado que o oposto, ou seja, o excesso de iodo poderia também levar ao comprometimento do processo auto-imune, no caso de tireoidite de Hashimoto, entretanto carece de mais estudos para esta conclusão.
Defeitos congênitos também causam hipotireoidismo relevante; o hipotireoidismo é uma relevante complicação comum na Síndrome de Down. O fato inquestionável do hipotireoidismo a ser considerado, é que em o hormônio tireoidiano sendo o maestro na distribuição dos principais hormônios e substancias metabólicas, suas diminuições em nosso organismo, que é frequente, é um verdadeiro desastre para as pessoas acometidas desta deficiência e deve ser corrigido o mais precoce possível para um bom funcionamento vital do ser humano.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930
Como Saber Mais:
1. No caso das crianças recém-nascidas através do teste do pesinho se detecta precocemente os problemas que eventualmente podem acometer os neonatos... 

http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

2. O hipotireoidismo relevante pode provocar fadiga, sonolência, lentidão muscular, aumento do peso corporal, levando ao sobrepeso, obesidade, obesidade visceral, intra - abdominal diminuição da frequência cardíaca e mixedema, que é um tipo de inchaço que se desenvolve no corpo inteiro...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com


3. A deficiência de iodo na dieta também pode causar hipotireoidismo relevante...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:

PROF. DR. JOÃO SANTOS CAIO JR ET DRA HENRIQUETA V. CAIO, 25 JULHO 2011, São Paulo - Brasil, Robert H. Willians, MD , Sidney H. Ingbar - MD, Kenneth A.Woeber Chefe prof. Dr. Univercidade do Texas, chief of Division of Endocrinology and Metabolism, Universidade of Texas Health Science Center, San Antonio.Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17


Seguir no Google Buzz